O Pátio Lagoa Shopping, situado na orla da Lagoa Paulino, centro de Sete Lagoas, foi envolvido no esquema de dois juízes aposentados (Flávio Prado Kretli e José Ilceu Gonçalves Rodrigues), acusados pelo Ministério Público (MP) de prejuízo milionário a credores da empresa falida Marialva Construtora, fundada em 1984 pelo ex-prefeito de Sete Lagoas e empresário Múcio Reis que é o autor da denúncia.
O shopping envolvido no esquema de corrupção
Os juízes são acusados de pedir propina para não leiloar imóveis da massa falida do grupo Marialva. O Pátio Lagoa Shopping é um deles. Pelo fato de Múcio Reis não ter pago a propina que foi 900 mil reais, eles leiloaram o Shopping para um grupo de três empresários.
José Ilceu Gonçalves Rodrigues
Segundo a ação, entre 2009 e 2010, o ex-magistrado José Ilceu exigiu da massa falida do grupo Marialva e dos arredentários do Shopping, vantagem econômica indevida como contrapartida para se abster de embargar novamente as obras do empreendimento.
O esquema
A denúncia afirma que José Ilceu recebeu de forma indevida dinheiro e apartamentos em Sete Lagoas. Ele tomou decisões parciais para promover desvios da massa falida da Marialva em proveito próprio e de participantes do esquema.
Flávio Prado Kretli
Já Flávio Prado é acusado de ser o mentor intelectual e líder da organização criminosa que envolve outras 12 pessoas denunciadas pelo grupo de combate ao crime organizado do PM.
Entre elas estão uma advogada que era namorada de Flávio e o cunhado dele, um ex-superintendente do Banco do Brasil e um oficial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Flávio Prado é réu pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Segundo a denúncia, os desvios chegaram a quase 5 milhões de reais entre novembro de 2014 e março de 2015.
Em uma única transferência bancária, um dos integrantes da organização criminosa enviou 500 mil reais para a conta do denunciado Flávio Prado. O MP ainda diz que o juiz aposentado abriu uma empresa fictícia, a FK Florestal Exportações, para dissimular a origem do dinheiro.
O que diz os advogados dos acusados
O advogado de Flávio Prado nega qualquer irregularidade e alega que toda a movimentação financeira do juiz aposentado foi declarada à Justiça Federal.
Já o advogado de José Ilceu diz que não foi demonstrado nenhum ato de enriquecimento ilícito na denúncia. Ele afirmou que as decisões do então juiz sempre foram pautadas pelo direito e que ele será inocentado ao final do processo.
O Site Mega Cidade tentou entrar em contato com a direção do Pátio Lagoa Shopping, através do senhor Paulo, e até o fechamento da reportagem no obteve retorno.
Veja o vídeo da reportagem do R7!
Abaixo segue o link da reportagem do R7!
Mín. 16° Máx. 29°