Uma brincadeira típica de criança há muitos anos e que perdura até os dias atuais: brincar de jogar bola com outro objeto que não seja uma bola verdadeira de futebol. Foi assim que estavam crianças em Santana de Pirapama, brincando com uma garrafa pet. Elas estava em uma quadra poliesportiva. Sem bola, mas felizes.
Os policiais militares que faziam o patrulhamento no bairro Santos Reis então se aproximaram. A aproximação entre crianças e policiais foi imediata. Empatia à primeira vista. Foi quando uma das crianças pediu uma bola de presente.
Para surpresa delas, os policiais militares de fato retornaram. Agora com uma bola de futebol. Os olhares da meninada não podiam acreditar no que viam. Uma bola! Emocionados, os soldados Laert e Machado entregaram às crianças uma bola de futsal adquiria por iniciativa própria.
Mais: os policiais, ao verem as condições de extrema carência das crianças que moram no bairro, saíram por lá percorrendo vários lugares e distribuindo pirulitos e doces a todas crianças que viam pela frente. Carinho e emoção pura.
Para os policiais e para a própria Polícia Militar, os gestos simbolizaram a prática da cidadania que a PMMG tem com os pequenos cidadãos de amanhã.
Mín. 14° Máx. 26°