Os mais de 17 mil habitantes de Resplendor, cidade mineira do Vale do Rio Doce, passaram a contar, a partir dessa terça-feira (16), com mais um meio de pagamento. É que o município adotou a primeira moeda pública do Brasil, a Ubérrima (Ub$), que será usada no comércio local. Cada R$ 1 equivale a Ub$ 1.
Conforme a prefeitura, a moeda foi criada por meio da Lei Municipal 1206, de 20 de dezembro de 2022, com o objetivo de aumentar as transações comerciais no território, reter a riqueza no município e fomentar o desenvolvimento econômico local, por meio do aumento da arrecadação e da geração de empregos.
De acordo com município, cerca de 70 mil cédulas foram impressas para os primeiros seis meses de circulação, totalizando R$ 300 mil ou Ub$ 300 mil. As notas disponíveis são de 1, 2, 5, 10 e 20 Ubérrima - nome escolhido pela população por meio de votação, que significa “muito abundante e fértil”, e foi retirado de um trecho do hino da cidade.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Resplendor e presidente do Conselho Monetário Municipal, Wender Barbosa, a nova moeda possui lastro no Fundo Monetário Municipal, que confere segurança e credibilidade à iniciativa.
Mín. 16° Máx. 23°