O jornal da família Marinho, que tem a Rede Globo de Televisão como carro-chefe, acaba de sugerir a porta de saída do Palácio do Planalto ao presidente da República Michel Temer. Em português mais didático, O Globo aponta a renúncia de Temer como a única saída para tirar o Brasil da crise em que o país naufragou, principalmente após as delações feitas pelos executivos da JBS.
“Editorial: a renúncia de Temer” abre o texto que expressa a opinião do O Globo. Nada mais contundente.
Eis um dos parágrafos do editorial de hoje, sexta-feira, 19 de maio de 2017. “Nenhum cidadão, cônscio das obrigações da cidadania, pode deixar de reconhecer que o presidente perdeu as condições morais, éticas, políticas e administrativas para continuar governando o Brasil. Há os que pensam que o fim deste governo provocará, mais uma vez, o atraso da tão esperada estabilidade, do tão almejado crescimento econômico, da tão sonhada paz social. Mas é justamente o contrário. A realidade não é aquilo que sonhamos, mas aquilo que vivemos. Fingir que o escândalo não passa de uma inocente conversa entre amigos, iludir-se achando que é melhor tapar o nariz e ver as reformas logo aprovadas, tomar o caminho hipócrita de que nada tão fora da rotina aconteceu não é uma opção. Fazer isso, além de contribuir para a perpetuação de práticas que têm sido a desgraça do nosso país, não apressará o projeto de reformas de que o Brasil necessita desesperadamente. Será, isso sim, a razão para que ele seja mais uma vez postergado. Só um governo com condições morais e éticas pode levá-lo adiante. Quanto mais rapidamente esse novo governo estiver instalado, de acordo com o que determina a Constituição, tanto melhor.”
No final, o editorialista encerra – tanto o texto quando uma hipotética e remota chance de Temer permanecer na Presidência da República. “ caminho pela frente não será fácil. Mas, se há um consolo, é que a Constituição cidadã de 1988 tem o roteiro para percorrê-lo. O Brasil deve se manter integralmente fiel a ela, sem inovações ou atalhos, e enfrentar a realidade sem ilusões vãs. E, passo a passo, chegar ao futuro de bem-estar que toda a nação deseja.”
Mín. 14° Máx. 26°