A Prefeitura de Paraopeba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com o Sindicato Rural de Paraopeba e a Polícia Militar, está realizando o mapeamento da zona rural, cadastro das propriedades rurais e a instalação de placas de identificação.
O projeto, que teve início no ano passado, visa facilitar a localização de cada propriedade e, acima de tudo, auxiliar no atendimento de emergências pelos serviços públicos, como Policiais Civis e Militares, Corpo de Bombeiros, Transporte Escolar, Funerária e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
"Muitas vezes o socorro e outros atendimentos são mais demorados pela falta de localização precisa das propriedades rurais", explica o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Márcio Tulio. "Com as placas instaladas, teremos mais precisão nos atendimentos de ocorrências e ainda, as entregas de mercadorias serão facilitadas. É um avanço para Paraopeba, para a segurança e para a organização no meio rural".
O mapeamento está sendo realizado por uma equipe de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e pela Policia Militar que estão percorrendo todas as propriedades rurais do município. Além de registrar a localização de cada propriedade, os técnicos também estão coletando dados sobre a área da propriedade, a cultura plantada, a quantidade de animais criados e o número de pessoas que residem no local.
As placas de identificação estão sendo instaladas em um local visível de cada propriedade. Elas contêm o nome da propriedade, o número de inscrição no cadastro da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e uma inovação que é o Plus Code que é um código único de localização via satélite que pode ser usado para acessar mais informações sobre a propriedade.
O projeto de mapeamento da zona rural de Paraopeba é um importante passo para a organização do município e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da zona rural. Além de facilitar o atendimento de emergências, o projeto também poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras políticas públicas, como a implementação de programas de crédito rural e a promoção do turismo rural.
Benefícios do projeto:
• Localização mais rápida de propriedades em caso de emergências: Com as placas de identificação, os serviços públicos poderão localizar as propriedades rurais com mais rapidez, o que significa que o atendimento de emergências será mais rápido e eficiente.
• Melhoria na entrega de mercadorias: As placas de identificação também facilitarão a entrega de mercadorias para as propriedades rurais, o que reduzirá o tempo e o custo do transporte.
• Desenvolvimento de políticas públicas: O projeto de mapeamento da zona rural poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras políticas públicas, como a implementação de programas de crédito rural e a promoção do turismo rural.
O que os moradores da zona rural podem fazer para colaborar com o projeto:
• Permitir a entrada dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura em suas propriedades para realizar o mapeamento e o cadastro.
• Fornecer aos técnicos as informações solicitadas sobre suas propriedades.
• Manter as placas de identificação limpas e legíveis.
Mín. 18° Máx. 31°