O início da operação dos eVTOLs da Embraer, conhecidos como "carros voadores", está cada vez mais próximo. Atualmente, o veículo está em processo de regulamentação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apesar de faltar dois anos para o início de sua comercialização, o veículo já acumula quase três mil encomendas.
No Brasil, a Anac está aberta a receber sugestões de representantes do setor para certificar o modelo de eVTOL da Eve, uma empresa sob controle da Embraer. A consulta pública na agência permanecerá aberta até a próxima sexta-feira, 15 de março, acessível através do site oficial.
Como funcionam os "carros voadores"? Apesar de serem chamados de "carros voadores", os eVTOLs são um modelo híbrido entre avião e helicóptero. Sua principal característica é a capacidade de realizar decolagens e pousos verticais, graças às hélices localizadas nas partes inferiores da carroceria, tudo isso impulsionado por um motor elétrico.
O primeiro modelo a ser lançado no mercado será o Alef Model A, da Alef Aeronautics, disponível em pré-venda por US$ 300 mil (aproximadamente R$ 1,5 milhão).
Mín. 18° Máx. 21°