O Grupo de Estudos em Fitotecnia da UFSJ (GEFIT) realiza, no dia 15, seu quinto encontro técnico. O evento no Campus Sete Lagoas conta com a parceria da Embrapa Milho e Sorgo e da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), e tem apoio da Emater, da Epamig, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sete Lagoas, juntamente com a Prefeitura Municipal.
O tema deste ano é Manejo nutricional e fitossanitário de híbridos de milho e cultivares de soja em sucessão no cerrado mineiro. Podem participar produtores, profissionais do agronegócio, pesquisadores, consultores, técnicos de empresas privadas e públicas, acadêmicos e empresários rurais. As inscrições estão sendo recebidas neste link.
O professor Iran Dias Borges, coordenador do GEFIT, aponta alguns destaques da programação. “Teremos debates ricos sobre o posicionamento de espécies e cultivares, proteção fitossanitária, novas tecnologias na nutrição de plantas, mecanização, bioinsumos em manejo de alta produção, eventos transgênicos e manejo cultural em sistemas de cultivo intensivo com altas produtividades.” Palestras especializadas, continua, vão abordar estratégias de manejo cultural em sistemas de cultivo nas culturas do milho, do sorgo e da soja. “Vitrines tecnológicas e 16 estações de campo estão instaladas para apresentar espécies, híbridos, cultivares e tecnologias adaptadas ao cerrado”, finaliza.
A implantação das tecnologias no campo é liderada pelo GEFIT, com orientação de representantes de empresas parceiras e suporte técnico de pesquisadores da UFSJ e da Embrapa Milho e Sorgo.
O GEFIT vem se consolidando como referência na formação de graduandos em Engenharia Agronômica. O Grupo investe numa sólida base teórico-prática em fitotecnia, por meio da troca de experiências com profissionais do agronegócio, capacitando seus membros a enfrentar desafios científicos e os do mercado de trabalho, com foco na inovação e sustentabilidade do agronegócio no cerrado mineiro. Saiba mais sobre o GEFIT em seu relatório anual.
Mín. 18° Máx. 31°