A Câmara Municipal de Funilândia recebeu um pedido de destituição do presidente Ruan Albert Pereira Marques, da Mesa Diretora da Casa, por suposto pagamentos ilícitos, abuso de poder e desacato.
A solicitação protocolada pelo cidadão Brasiliano Santana Dean, nesta terça-feira (5), foi recebida pela vice-presidente Érica Cristine Pires Gonçalves, uma vez que o denunciado é o próprio presidente da Câmara.
Segundo o denunciante, na Reunião Ordinária desta quarta-feira (6), acompanhada por moradores da comunidade Saco da Vida, o presidente Ruan Marques tentou impedi-lo de fazer uso da palavra e não poupou ofensas contra ele, lhe acusando de diversos crimes, faltando com o decoro e honra ao exercício de sua função na Câmara.
De acordo com a denúncia, as atitudes de desacato e ofensas morais, abuso de poder são constantes por parte do Ruan Marques, não guardando o devido respeito na Câmara.
O cidadão só teria conseguido manifestar após uma intervenção do plenário em seu favor. No momento da leitura o presidente Ruan se recusou a ouvir a denúncia, retirando-se da sessão plenária.
Ainda segundo a denúncia, o presidente também é acusado de tentativa de impedimento de tramitação de projeto de lei de vereadores e abuso na não divulgação de pautas, contrariando o regimento interno da Casa.
O cidadão também denunciou a falta de transparência no Portal da Câmara, bem como suposto pagamentos ilícitos de projetos arquitetônicos sem respaldo em lei que teriam sido pagos irregularmente e supostas doações de recursos de forma ilegal para festas locais, ambos com dinheiro da Câmara Municipal, que se comprovado Ruan poderá responder por diversos crimes contra o patrimônio público.
A denúncia foi acatada por unanimidade dos vereadores de Funilândia e deverá ser analisada por uma Comissão Processante (CP) na Câmara, que tem o prazo de 90 dias para concluir as investigações.
Caso seja comprovado os supostos atos ilícitos praticado pelo vereador Ruan, ele poderá ser destituído da presidência da Câmara e consequentemente sofrer um processo de cassação do mandato.
Ruan foi eleito presidente da Câmara com o apoio do Prefeito Edson Vargas, tendo em vista que ele é seu braço direito no legislativo e já ocupou a função de chefe de gabinete em sua gestão.
A redação tentou contato com o vereador Ruan, mas ele se recusou a responder os questionamentos.
Mín. 18° Máx. 28°