O desempenho ofensivo do Atlético na fase de grupos da Libertadores deste ano é o melhor entre as cinco participações recentes do clube na competição continental. São 17 gols marcados em seis partidas, média de 2,8 por jogo. É o principal ataque do torneio até agora. O alvinegro fechou a fase de classificação com goleada de 4 a 1 sobre o Godoy Cruz, nessa terça-feira, no Independência. O aproveitamento atual supera, inclusive, o alcançado na fase de grupos de 2013, quando acabou campeão e tinha o ataque comandando por Ronaldinho Gaúcho, Bernad, Tardelli e Jô. Naquela oportunidade, o clube balançou as redes adversárias16 vezes.
O pior desempenho ofensivo do alvinegro nessa sequência de participações na Libertadores foi em 2015, quando encerrou a participação na primeira fase com apenas cinco gols marcados. O time era comandado pelo técnico Levir Culpi e estava no grupo com Santa Fé-COL, Colo Colo-CHI e Atlas-MEX.
Em 2014, quando era dirigido por Paulo Autuori, o setor ofensivo também não teve destaque. Foram oito gols marcados contra Nacional-PAR, Zamora-VEN e Santa Fé-COL.
Já na edição do ano passado o Atlético terminou a fase de grupos com 12 gols marcados. Comandado pelo uruguaio Diego Aguirre, o Galo enfrentou Independiente del Valle-EQU; Melgar-PER e Colo Colo-CHI
Artilharia
Onze dos 16 gols do Atlético na Libertadores deste ano foram marcados pela dupla Fred e Cazares. O centroavante é vice-artilheiro do torneio, com seis gols, enquanto o meia equatoriano balançou as redes cinco vezes. O principal goleador da competição é Chumacero, do The Strongest, autor de sete tentos. Vale lembrar que o boliviano disputou mais jogos que a dupla alvinegra, já que sua equipe participou das fases preliminares da Libertadores.
Na edição de 2013, o Atlético ficou com o título e com o artilheiro da competição: Jô marcou sete vezes.
Desempenho ofensivo do Galo nas últimas edições (fase de grupos)
2013 - 16 gols marcados e nove sofridos
2014 - 8 gols marcados e cinco sofridos
2015 - Cinco gols marcados e quatro sofridos
2016 - 12 gols marcados e quatro sofridos
2017 - 17 gols marcados e seis sofridos
Mín. 14° Máx. 26°