A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, vai substituir os combustíveis fósseis por gás biometano em suas fábricas e frota própria de caminhões movidos a gás. O projeto será iniciado em março deste ano na maior planta fabril da companhia no Brasil, em Itu, interior de São Paulo, com previsão de início da operação em outubro.
O projeto inclui a fábrica da PepsiCo de Sete Lagoas. “O objetivo da PepsiCo é levar a tecnologia de abastecimento por biometano para sete de suas fábricas no Brasil até 2027, e a fábrica de Sete Lagoas está entre as plantas fabris que deverão receber o projeto até lá”, diz o gerente de sustentabilidade da PepsiCo, Bruno Guerreiro.
Ele explica que, com a iniciativa, a companhia planeja neutralizar as emissões na fabricação de snacks na localidade e contribuir para uma redução da ordem de 44% no total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes das fábricas da PepsiCo em todo o Brasil até 2025 (escopos 1 e 2, linha de base 2015).
Guerreiro conta que o projeto de Biometano Brasil está sendo “desenhado há cerca de oito meses”. E que em março serão iniciadas as obras das estruturas de abastecimento e distribuição na fábrica de Itu, onde são produzidos snacks como Lay’s, Cheetos e Doritos. Até outubro a expectativa é que a estação esteja em funcionamento. E para as demais fábricas do estado de São Paulo, a implantação da tecnologia de abastecimento por biometano deve acontecer até 2025.
A estação de abastecimento de biometano será capaz de atender até 100% da demanda de gás para cozimento, fritadeiras, fornos e caldeiras de água da fábrica, totalizando aproximadamente 15 mil metros cúbicos por dia.
A estação foi desenvolvida pela Ultragaz, também responsável pela logística de abastecimento com biometano oriundo de aterros sanitários, como o de Caieiras, em São Paulo, um dos maiores do planeta.
A estação de biometano de Itu também será um posto de abastecimento para os caminhões movidos a gás da frota própria da PepsiCo. A companhia possui 69 caminhões movidos a gás, dos quais 50 poderão ser abastecidos em Itu.
O gerente destaca que a iniciativa está 100% alinhada à agenda de sustentabilidade da companhia, a PepsiCo Positive, e tem papel estratégico para o cumprimento das metas estabelecidas globalmente.
Ele diz que o grande desafio para os próximos anos está na ampliação de infraestrutura de abastecimento de fábricas e veículos a gás por biometano no Brasil como um todo, já que hoje ainda há regiões que avançam mais lentamente. “Estamos otimistas quanto a esse crescimento, por isso atuamos nessa direção, com um projeto de longo prazo”, diz.
Outra medida adotada pela companhia em busca de energia mais limpa foi a instalação de usinas termossolares em duas plantas no País, uma delas foi a unidade da PepsiCo em Sete Lagoas, onde são fabricados snacks salgados. A tecnologia funciona desde o começo de 2022.
A usina termossolar utiliza painéis solares para captação de energia, que é revertida em energia térmica para o aquecimento de água. A usina é feita com painéis solares planos e funciona de forma automática, sem supervisão e sem necessidade de limpeza.
Outra unidade que conta com usina termossolar é a de Feira de Santana, na Bahia, anunciada pela PepsiCo em 2023. Somadas, as duas instalações termossolares de Minas e Bahia vão economizar mais de 370 mil metros cúbicos de gás natural por ano e deixarão de emitir 740 toneladas de CO2 ao ano.
“Em Sete Lagoas a tecnologia termossolar contribui para a redução do consumo de combustíveis fósseis e uma economia de emissões estimada em 5%, do total da fábrica. Já em Feira de Santana, a PepsiCo implantou um campo termossolar ainda maior, que permite alcançar uma redução de emissões da ordem de 22% na localidade”, ressalta o gerente.
Além disso, a companhia implementou painéis solares nos telhados de suas fábricas de Sorocaba, no interior de São Paulo, e de Recife, em Pernambuco, e mantém, atualmente, uma das maiores frotas de veículos elétricos e a gás do setor de alimentos e bebidas, com mais de 160 caminhões.
Mín. 18° Máx. 22°