Na tarde desta sexta-feira, 16, foi realizada a apresentação do projeto de contorno da rodovia LMG-754 do centro de Cordisburgo.
A apresentação foi conduzida pela Prefeitura Municipal, através do Secretário de Planejamento Lucas Gustavo e do Secretário de Gabinete Gabriel Viana.
Estiveram presentes os vereadores Ney Freitas, Altivo Jesus, Warley Matias, Sávio Trombini e Laci Vaz, bem como o vice-prefeito Aldair Marques, o deputado estadual Douglas Melo, autoridades e representantes do comércio local e moradores afetados.
Em março de 2023, o Executivo Municipal detectou os seguintes problemas no projeto inicial:
- Ausência de acesso para veículos provenientes de Curvelo (Acesso Norte);
- Ausência de acesso para o Bairro Sagarana;
- Ausência de passagens de pedestres e redutores de velocidade na estada para a Gruta de Maquiné;
- Inutilização do portal existente para quem sai da cidade.
O projeto básico já havia sido aprovado pelo corpo técnico do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais - DER-MG, bem como passado por licenciamento ambeintal, e já estava iniciando os processos de desapropriação para início das obras, o que dificultava as alterações pleiteadas.
As solicitações visavam permitir o acesso à cidade, de forma que não prejudicasse o comércio local, além de proteger e garantir o acesso dos moradores locais, principalmente os residentes na região da Rua São José e Bairro Sagarana, bem como proteger o patrimônio histórico.
Após várias reuniões com DER, SEINFRA e ECO-135, contando com o apoio do deputado estadual Douglas Melo, as alterações foram conseguidas em novembro de 2023, sendo validadas em reunião ocorrida na Cidade Administrativa e remetidas para realização do projeto executivo.
Toda a cronologia, bem como as alterações conseguidas foram apresentadas no vídeo presente no final desta matéria.
Projeto aprovado
Alteração de alças de acesso, possibilitando acesso ao Bairro Sagarana
Rotatória criada para acesso Norte
Faixas elevadas de pedestres na entrada para a Gruta do Maquiné
Proposta de criação de portal integrado ao atual para quem sai da cidade
Durante a apresentação, representantes do comércio disseram que as alterações são uma vitória, mas que poderiam ser melhores. O fato foi respondido pelo Executivo dizendo que as soluções propostas atendiam aos anseios populares e que foram o possível dentro dos critérios econômicos, ambientais, além das normas de engenharia.
O contorno a ser executado tem uma extensão aproximada de 3,5 Km, custando aproximadamente R$ 22 milhões, com início previsto para Março de 2024 e duração de obras em torno de 6 meses.
Todos os detalhes do projeto podem ser assistidos no vídeo abaixo!