Terça, 22 de Abril de 2025
20°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Cura

Criança de 13 anos é a primeira no mundo a ser curada de câncer cerebral raro

O garoto belga tinha seis anos quando foi diagnosticado com um dos cânceres mais agressivos que existem. Recentemente, descobriu que está totalmente curado com medicamento experimental

16/02/2024 às 10h43
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Correio Braziliense
Compartilhe:
Normalmente espera-se que as crianças com o tumor cerebral vivam um ano após o diagnóstico, estudos recentes apontam que apenas 10% ficam vivas dois anos depois - (crédito: Reprodução/Facebook/Olesja Jemeljanova)
Normalmente espera-se que as crianças com o tumor cerebral vivam um ano após o diagnóstico, estudos recentes apontam que apenas 10% ficam vivas dois anos depois - (crédito: Reprodução/Facebook/Olesja Jemeljanova)

Lucas Jemeljanova, garoto da Bélgica, tinha seis anos quando foi diagnosticado com glioma intrínseco difuso (DIPG), câncer cerebral raro e agressivo, que mata estatisticamente 98% dos pacientes. Atualmente com 13 anos, Lucas surpreendeu a todos ao descobrir ser a primeira criança no mundo a ser curada e não apresentar vestígios do tumor.

Normalmente espera-se que as crianças com o DIPG vivam um ano após o diagnóstico, estudos recentes apontam que apenas 10% ficam vivas dois anos depois. A radioterapia, em alguns casos, pode retardar a doença agressiva, mas nenhum medicamento até então havia se mostrado eficaz para cura.

Porém, os pais do menino, Credric e Olesja, o levaram à França para ser um dos primeiros inscritos no ensaio Biomede, que testava potenciais novos medicamentos para o DIPG. Lucas respondeu bem ao tratamento e o tumor foi desaparecendo gradativamente. Ainda não se sabe por que Lucas se recuperou tão bem.

“Lucas venceu todas as possibilidades”, disse Jacques Grill, chefe do programa de tumores cerebrais do centro de câncer Gustave Roussy, em Paris. Aproximadamente 300 crianças por ano nos Estados Unidos são diagnosticadas com DIPG, de acordo com o Dana-Faber Cancer Institute. Sete outras crianças no ensaio clínico foram consideradas como “respostas prolongadas” depois de não terem tido recaídas durante três anos após o diagnóstico, mas apenas o tumor de Lucas desapareceu completamente.

A possível razão pela qual algumas crianças respondem aos medicamentos e outras não é provavelmente devido às “particularidades biológicas” dos seus tumores, disse o Dr. Grill.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 01h07 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 25°

Qua 25°C 16°C
Qui 27°C 16°C
Sex 27°C 19°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 24°C 17°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio