O "Janeiro Branco" é um movimento dedicado à conscientização da saúde mental e emocional e, em Sete Lagoas, esta temática ganhou força durante todo o mês de janeiro por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O encerramento das ações foi na última terça-feira, 30, quando equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) abordaram pessoas, entregaram rosas e passaram uma mensagem especial sobre o tema.
Todos os equipamentos da Assistência Social foram envolvidos na campanha com atividades para os públicos interno e externo. “O Janeiro Branco vem para trazer diversos pensamentos. Um deles reforça que o bem-estar e a qualidade emocional são importantes em todas as fases da vida. Quando cuidamos da mente, cuidamos da nossa vida como um todo. E nada mais valioso do que pararmos por um momento e lembrar da importância que a vida do outro tem”, ressalta Cita Bárbara Andressa, assessora do Creas.
SAÚDE MENTAL
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com condições graves de saúde mental morrem, em média, 10 a 20 anos mais cedo que a população em geral. Para a organização, a definição de saúde mental é explicada como um conceito de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades e consegue lidar com situações de estresses cotidianos, além de trabalhar produtivamente sendo capaz de contribuir com a sociedade.
Mín. 17° Máx. 23°