Sete Lagoas decretou estado de emergência em Saúde Pública, devido o grande número de casos de Dengue e Chikungunya no município. A iniciativa tem como base, o Decreto Estadual Nº 64, de 26 de janeiro de 2024, que visa conter o avanço destas doenças.
O Decreto tem validade de 180 dias e autoriza prioridade na tramitação de processos relacionados ao contexto em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal.
Os diagnósticos positivos de Dengue tiveram aumento de 103% em uma semana em Minas Gerais. É o que indica o Boletim Epidemiológico de Arboviroses Urbanas divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (29 de janeiro). O Estado já registrou uma morte em decorrência da doença.
Os casos confirmados passaram de 11.490 (22/01) para 23.389 (29/01) — alta de 103%. Agora, são 64.724 diagnósticos prováveis, uma morte confirmada e 35 em investigação.
Minas Gerais decretou situação de emergência devido ao aumento dos casos de dengue e chikungunya. Com a determinação, o Governo de Minas pode acelerar os processos para a aquisição de insumos e materiais para o tratamento médico dos pacientes.
O decreto prevê, inclusive, a possibilidade de dispensa de licitação. A situação de emergência é válida pelo período de 180 dias.
Mín. 17° Máx. 23°