A Peregrinação por Justiça Socioambiental com Nossa Senhora da Abadia da Água Suja chega à Paróquia de Santo Antônio, na cidade de Pequi, no dia 28 de janeiro de 2024.
A imagem fará o caminho das margens do Rio Paraopeba, da ponte do Rio, limite dos municípios de Fortuna de Minas e Pequi, até a Capela de São Sebastião, na comunidade de Pindaíbas. Às 10 horas da manhã, a Santa Missa será presidida pelo Bispo de Diocesano, Dom Francisco Cota e concelebrada por padres das demais paróquias da região.
Após a celebração, que marca um momento de memória ao rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão e às vítimas do crime da Vale, ocorrido há 5 anos, a peregrinação segue em descida pelo Rio Paraopeba.
Vamos juntos seguir o conselho do profeta Isaías de “Alargar a Tenda”, para clamar por justiça socioambiental contra aqueles que ameaçam a sustentabilidade da nossa Casa Comum e fortalecer um espaço de voz às necessidades e anseios das atingidas e atingidos.
Partindo do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário (Renser), em Brumadinho, a Imagem Santa fará o caminho do Rio Paraopeba, em memória ao rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão e às vítimas do crime da Vale, ocorrido há 5 anos.
A peregrinação será marcada por 4 momentos: A chegada de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja a Brumadinho no dia 24, a caminhada em romaria no dia 25, uma parada para o ato na Aldeia Indígena Não Xoan, em São Joaquim de Bicas, no dia 27 e, por fim, a peregrinação chega no dia 28 à Paróquia de Santo Antônio, em Pequi, para uma celebração eucarística presidida por Dom Francisco Cotta.
Mín. 18° Máx. 24°