O aplicativo do banco deve ser um dos principais meios de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da Taxa de Licenciamento de 2024 em Minas Gerais. O processo está mais simples porque os dois tributos podem ser pagos com o Pix, sem a necessidade de imprimir as guias. E funciona em praticamente todos os bancos, não só nos credenciados pelo Governo de Minas (Banco do Brasil, Bradesco, Mercantil, Caixa, Itaú, Santander e Sicoob).
Para fazer o pagamento do IPVA e da Taxa de Licenciamento pelo aplicativo do banco, o contribuinte vai precisar apenas do número do Renavam, que fica no documento do veículo. É só entrar no site da Secretaria de Estado da Fazenda, digitar essa numeração e clicar em "2024". Vão aparecer as guias dos dois impostos a serem pagos, com a opção do pagamento pelo “Pix copia e cola”.
Aí é só o contribuinte clicar nesta opção, entrar no aplicativo do banco, ir no menu “Pix”, entrar em “Pix copia e cola” e colar o código de pagamento, que foi copiado quando a pessoa clicou na opção “Pix copia e cola” na guia do imposto.
No caso do IPVA, o imposto pode ser pago à vista, com desconto de 3%, ou em três parcelas mensais. A escala de vencimentos da primeira parcela ou cota única começa na próxima segunda-feira (15) para os finais de placa 1 e 2, e segue ao longo da semana, se encerrando no dia 19, com os finais de placa 9 e 0. O valor depende do modelo do veículo.
Mín. 18° Máx. 24°