Uma tempestade causou estragos e levou à morte de uma mulher de 32 anos e seus dois filhos, de 3 e 11, entre o final da noite de sábado (23 de dezembro) e o início da madrugada deste domingo (24), na cidade de Paracatu, na região Noroeste de Minas Gerais. As mortes ocorreram após um motorista tentar atravessar um ponto de alagamento e o carro com sua família ser arrastado pela forte enxurrada.
O Corpo de Bombeiros foi acionado cerca de 10 minutos antes da meia-noite até a rua Maria do Carmo Cardoso Damasceno, no bairro chamado Alto do Córrego. Lá eles foram informados pelo motorista, que conseguiu se salvar, que seu veículo tinha sido levado pela correnteza com a mulher dele e os filhos ficaram presos no carro.
Instantes depois, os militares conseguiram localizar a mãe e o menino mais velho ainda retidos no veículo. A partir de então tiveram início as buscas pela criança mais nova, que só teve o corpo localizado na tarde deste domingo. Ela estava a cerca de 100 metros do local onde o carro foi encontrado, ainda conforme os bombeiros.
Nas redes sociais, a deputada estadual Marli Ribeiro (PSC) lamentou a tragédia ocorrida na cidade. “Meu coração está enlutado pela família que perdeu duas crianças e uma mãe nessa forte chuva que caiu na noite passada em Paracatu. Também me solidarizo com as dezenas de famílias que estão neste momento tentando reconstruir porque tiveram perdas materiais”, escreveu a política em sua rede social
Neste domingo, a parlamentar participou de uma reunião com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura do Município para discutir a formação de um grupo de prevenção e contingenciamento de crise devido à forte chuva e, principalmente, devido à previsão de novos temporais neste domingo naquela região.
“Temos mais de 10 famílias que precisaram deixar suas casas e algumas que não têm para onde ir estão sendo socorridas pela Prefeitura”, completou a política.
Também nas redes sociais, o prefeito do município, Igor Santos (DEM) lamentou as perdas e divulgou diversas imagens dos trabalhos de recuperação de pontos mais afetados pelo forte temporal. Segundo ele, a média de chuva registrada no município foi de 182 mm, uma quantidade extremamente alta.
“Enfrentamos hoje a maior chuva das últimas décadas. Infelizmente Paracatu vive uma tragédia. Equipes da Prefeitura e das forças de segurança estão trabalhando neste momento na contenção de danos, e seguiremos madrugada adentro e amanhã”, escreveu o prefeito.
Mín. 18° Máx. 31°