O programa Sete Lagoas Educa (EducaSete), criado pela Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – abre mais uma excelente oportunidade para interessados em participar do processo seletivo. Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira, 21 de dezembro, o Edital 005/2023, que autoriza a abertura de inscrições para uma nova fase de preenchimento vagas remanescentes dos cursos de graduação em Administração, Pedagogia e Serviço Social.
Os interessados em se tornar beneficiários devem se inscrever, de maneira online, de 21 a 27 de dezembro, pelo site da Prefeitura. Serão disponibilizadas 100 bolsas integrais que não foram preenchidas na primeira etapa, quando foram contemplados 151 candidatos. Os cursos são na modalidade à distância (EAD).
O programa, instituído pela Lei Municipal nº. 9422, de 18 de outubro de 2022, regulamentada pelo Decreto nº 6.961, de 3 de março de 2023, destina-se à concessão de incentivo financeiro a estudantes de nível superior em instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação, com início do curso no 2º semestre de 2023 e duração de quatro anos, ministrados pelo Instituto Educacional Alfaunipac, conforme Contrato Administrativo nº 046/2024, celebrado nos autos do Processo Licitatório nº 053/2023, Credenciamento nº 001/2023.
Poderão participar estudantes brasileiros; quites com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, com as obrigações militares; não ter condições de custear a formação superior sem prejuízo da própria subsistência ou de sua família mediante autodeclaração firmada; não possuir renda familiar mensal superior a três salários-mínimos; ser cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal; não ter curso superior; morar em Sete Lagoas; e ser oriundo de escolas públicas e, se particular, que comprove os estudos mediante bolsa integral. A seleção dos candidatos será realizada pela Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do Programa a partir da análise do formulário socioeconômico, em conjunto com a documentação comprobatória, e, ainda, de acordo com os critérios definidos no Edital.
Além das aulas em EAD, é exigido o comparecimento mínimo em dois encontros presenciais semanais no período noturno, no bairro Cidade de Deus, além das atividades à distância previstas nos cursos oferecidos pelo programa. Os candidatos inscritos e selecionados farão uma prova de vestibular. Os aprovados receberão mensalmente até R$ 299,00 a ser depositados diretamente na conta bancária da instituição educacional, mediante comprovantes mensais de matrícula. Das vagas ofertadas, 5% serão para pessoas com deficiência. O resultado definitivo e a homologação do vestibular estão previstos para 19 de outubro e o início das aulas no dia 23 do mesmo mês.
"A Prefeitura de Sete Lagoas, mais uma vez, sai na frente ao firmar uma parceria inédita para oportunizar a transformação social por meio da educação. O Educa Sete Lagoas é uma iniciativa que vai mudar a vida dos sete-lagoanos que têm o sonho de realizar uma faculdade e que nunca tiveram oportunidade. Estamos em festa ao ver o quanto nossa cidade vai avançar e contribuir para a melhoria do emprego e renda da população", acredita a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Luciene Chaves. O resultado dos selecionados deve ser divulgado até cinco dias úteis após o fim do prazo de inscrição, no site da Prefeitura.
Mín. 20° Máx. 28°