O comércio está confiante em relação as compras de Natal. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 62% dos empresários do setor acreditam no crescimento de vendas comparado a 2022.
Enquanto isso, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) acredita que as vendas sejam maiores que da Black Friday. Mas, como fica o consumidor com tudo isso? Gastar pode ser necessário, mas é preciso atenção para não fugir do seu orçamento.
Não adianta, chega no final de ano toda a turma resolve confraternizar. É amigo secreto na família, no trabalho, no grupo de amigos e as vezes até na academia. Quem não se preparar neste Natal vai acabar sofrendo com o orçamento apertado.
O FDR separou cinco dicas que vão te ajudar a economizar, mas sem fazer feio nesta data especial.
Você pode estar pensando em dar um presente X, mas a pessoa presenteada gosta mesmo é do tipo Y. Isso significa que muitas vezes você vai estar gastando a toa;
O primeiro passo é entender o que aquele pessoa gosta, como: roupa, calçado, acessórios, itens de academia, acessórios para esportes, e outros.
Estabelece o valor máximo que você pretende gastar no amigo secreto, e respeite o seu limite;
Algumas vezes os próprios participantes decidem sobre um mínimo, como a partir de R$ 50. Mas esta quantia pode ser pra você o limite também.
Decidido o que vai comprar e o quanto pode gastar o passo seguinte é procurar opções de onde comprar. Faça pesquisas;
Pesquise entre: diferentes marcas de um mesmo produto, lojas, especificações e até mesmo cores;
Cuidado com os itens em promoção, a loja pode não deixar trocá-los caso seja necessário.
Reúna em uma cesta alguns itens pequenos que juntos formarão um presente maior.
Compras feitas com artesãos são mais significativas, normalmente podem ser personalizadas como você gostaria. Por exemplo, incluindo itens ou diminuindo, escolhendo cor e etc.;
Os pequenos empreendedores são mais fáceis a oferecer descontos.
Mín. 18° Máx. 22°