A era dos Enzos e Valentinas parece ter chegado ao fim. Nomes curtos, bíblicos ou estrangeiros, cada vez mais adotados por influenciadores digitais para registrar os filhos, reinam na lista dos mais usados em 2023.
Neste ano, Miguel foi o nome preferido, com 25.140 registros, seguido por Helena, que retoma o segundo lugar, com 23.047 nascimentos.
Além deles, nomes como Gael, Davi, Ravi, Noah e Isaac entre os homens, e Maite, Liz, Aurora, Isis, Maya e Eloá, entre as mulheres, tem crescido e já figuram na lista dos 30 mais escolhidos no Brasil.
O ranking foi elaborado a partir de dados fornecidos pelos cartórios brasileiros que integram o Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Confira abaixo os nomes que ficaram em alta neste ano:
Uma Lei Federal sancionada em 2022 passou a permitir que qualquer pessoa maior de 18 anos altere seu nome em cartório, independentemente do motivo e sem a necessidade de procedimento judicial. A nova legislação também possibilitou que pais de bebês, em consenso, possam alterar o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento.
Mín. 18° Máx. 24°