O Ministério da Fazenda vai enviar ao Congresso Nacional na próxima semana uma Medida Provisória para estender a duração do Desenrola Brasil, programa que tem renegociado dívidas de consumidores de todo o país. A ideia é que o prazo final seja março de 2024. Atualmente, o programa tem duração até 31 de dezembro deste ano.
Além disso, o governo federal pretende derrubar um dos critérios do Desenrola, que é a necessidade dos consumidores terem certificados de ouro ou prata no sistema Gov.br, que registra e intermedia as negociações possíveis.
As ideias foram anunciadas nesta quarta-feira (6/12) em coletiva de imprensa. “A gente quer estender ele por mais alguns meses no ano seguinte. Esperamos três meses a mais”, disse Marcos Barbosa Pinto, secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda.
Até o momento, o Desenrola Brasil beneficiou 10,7 milhões de pessoas, com R$ 29 bilhões em dívidas negociadas.
COMO ADERIR AO DESENROLA BRASIL
1 - Faça o login na plataforma GOV.BR com seu usuário e senha: Caso sua conta seja nível bronze ou não esteja na plataforma, é necessário acrescentar, sem custos, informações.
2 - Acesse o menu “Minhas Dívidas”: Nesse ponto, todas as dívidas que foram cadastradas no programa são listadas. Nesse momento, são apresentadas as opções de pagamento (à vista ou parcelado).
3 - Pagamento parcelado: Caso a opção seja de pagamento parcelado, vão aparecer, nessa etapa, as opções de instituições financeiras para você selecionar e realizar o seu parcelamento
4 - Confirmação dos dados: É importante observar cada informação para conferir todos os seus dados na tela e confirmar depois.
5 - Avaliação da proposta: Agora, o banco escolhido pelo credor recebe a sua proposta. Na sequência, esse credor vai analisá-la e, com a aprovação do banco, o processo da negociação continua.
6 - Ler e assinar o contrato da proposta: Essa é a última etapa. É muito importante ler todos os detalhes do contrato. Se tudo estiver correto, é possível assinar para finalizar a renegociação da dívida.
Mín. 18° Máx. 22°