Em reunião com a Federação Mineira de Futebol e todos os clubes participantes do Campeonato Mineiro 2024, realizada no Mineirão, ficou decidido a fórmula de disputa, os grupos definidos e o auxílio do patrocinador master do Estadual na melhoria de estádios necessitados.
A novidade da disputa do próximo ano será a participação do Itabirito, que vai disputar a elite estadual pela primeira vez. A equipe de Itabirito foi a campeão do Módulo II deste ano, tendo como vice o Uberlândia, outro que disputará a primeira divisão mineira em 2024.
Fundo de investimento
A principal novidade da FMF para o próximo Estadual é a criação de um fundo de investimento no valor de R$ 1 milhão, que ajudará aos clubes a custearem melhorias nos estádio com alvo nos gramados, vestiários, iluminação e arquibancadas.
A divisão desse dinheiro do fundo de investimento será de acordo com a avaliação feita pelos clubes visitantes ao término da primeira fase. Os clubes mais bem avaliados receberão um valor maior do que aqueles que forem piores avaliados.
A FMF ajudará na melhoria dos gramados cerca de 30 dias antes da competição ser iniciada. A medida é a mesma tomada na edição do Mineiro desse ano.
O banco Sicoob, que dá o nome comercial ao Campeonato Mineiro, facilitará o crédito para os clubes que necessitarão fazer melhorias em seus estádios para a disputa da competição do próximo ano.
Regulamento
O regulamento será o mesmo do ano passado. Os 12 clubes serão divididos em três grupos. Na primeira fase, eles enfrentam as equipes dos outros grupos, com cada um realizando oito jogos cada um. O primeiro de cada grupo e o segundo melhor colocado dos três grupos passam à semifinal.
Na fase de mata-mata, os times de melhor campanha terão vantagem de dois empates ou de uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols. O Atlético defenderá o tetracampeonato da competição.
Os 12 clubes foram divididos da seguinte forma:
VAR
O Campeonato Mineiro e o Paulista são os únicos torneios estaduais do país a contar com a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) durante toda a competição. Para a próxima temporada, a FMF iniciou o processo de treinamento dos árbitros de maneira antecipada e a coordenação ficou a cargo do árbitro Márcio Eustáquio Santiago.
Mín. 18° Máx. 23°