Três homens, de idades entre 30 e 50 anos, foram presos em flagrante na noite dessa quinta-feira (16), suspeitos de praticarem mineração ilegal na região da Serra da Moeda, entre as cidades de Nova Lima e Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMAMB) recebeu denúncias sobre o crime e chegou até o local após investigações. Durante o flagrante, foi encontrada uma retroescavedeira e dois caminhões carregados com minério, que era vendido clandestinamente para mineradoras.
De acordo com o boletim de ocorrências, eram retiradas do local cerca de 320 toneladas de minério por dia. O local pertence ao Estado de Minas Gerais, e de acordo com Lei Federal, o subsolo pertence à União.
Os suspeitos foram detidos por usurpação de bens da União e extração ilegal de minerais. Um dos homens detidos estava com mandado de prisão em aberto por receptação. Outro tinha sido preso recentemente, pelo mesmo crime, na cidade de Itaúna, lado Centro-Oeste de Minas.
A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal.
Mín. 14° Máx. 26°