Com mais uma onda de calor, o ar-condicionado se torna um grande aliado para enfrentar as altas temperaturas. Considerado um dos vilões da conta de energia, o uso do aparelho pode aumentar em mais de R$ 100 a fatura. Mas como economizar? Segundo o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Thiago Douglas Ribeiro Batista, existem algumas dicas que podem amenizar o impacto do ar-condicionado no bolso.
O especialista explica que o equipamento retira o calor do ambiente, descartando o ar quente para o ambiente externo. De acordo com ele, o ar-condicionado consome uma energia considerável. “Se não soubermos usar (o ar-condicionado) de forma adequada, isso pode ter uma representatividade muito grande na fatura de energia elétrica do final do mês. Estamos falando de 50% a 60% de aumento, a depender da forma e do hábito de consumo da pessoa.
O engenheiro da Cemig explica que o ar-condicionado deve ser usado apenas nos ambientes em que haja circulação de pessoas. “Para economizar, é importante observar o uso econômico do equipamento. Então, acione ele somente quando tiver pessoas no ambiente, evitando o seu uso desnecessário”, diz.
Batista ainda recomenda preparar o ambiente que o ar-condicionado estiver funcionando para evitar troca de calor. “Procure sempre manter as janelas e persianas fechadas. Tanto pelo ar quente que pode entrar no ambiente, como pela luz solar. É importante bloquear a luz solar para que ela não aqueça o ambiente interno”, orienta.
De acordo com o especialista, outra dica importante é manter a manutenção do ar-condicionado em dia. “A manutenção em dia deixa os filtros do ar limpos. Isso vai facilitar a troca de calor (retirada do ar quente no ambiente), o que vai promover uma economia de energia elétrica”, afirma.
O especialista também comenta que o usuário deve comprar um ar-condicionado que tenha o selo Procel ou que venha com a etiqueta “A” do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Segundo ele, esses são os equipamentos mais eficientes.
Batista ainda aponta mais uma dica importante: manter a temperatura do ambiente entre 24°C e 25°C. “Quando você vai acionar o ar condicionado, você escolhe uma temperatura. É interessante que essa temperatura fique entre 24°C e 25°C, que é a temperatura de conforto. Quanto mais você reduzir a temperatura no ambiente, mais energia elétrica ele vai consumir e maior vai ser o impacto na fatura no final do mês.
Fonte: Hoje em Dia
Mín. 18° Máx. 22°