O jornalista e escritor Caio Pacheco lançará “Origens – A jornada humana no Circuito das Grutas” (Editora Literíssima) no Auditório do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas, dia 13 de dezembro, às 9 horas.
A obra tem dezesseis capítulos e 190 páginas. Nelas, há várias abordagens das três grutas âncoras da Rota Lund, ou seja, Lapinha, Rei do Mato e Maquiné.
O primeiro capítulo revela quem foram os primeiros habitantes da região, provenientes da África e que atravessaram a Ásia e percorreram as Américas até chegarem à região cárstica de Minas Gerais, onde Sete Lagoas está inserida.
A principal fonte é o professor Fabrício Rodrigues dos Santos, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. O cientista foi o coordenador do Projeto Genográfico na América do Sul, que mapeou o DNA dos povos de todo o mundo.
Outro destaque é o paleontólogo Cástor Cartelle Guerra, curador do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Pesquisador e profundo conhecedor da Gruta Rei do Mato, Cartelle afirma: “aquelas duas colunas são únicas no mundo. Eu colocaria no escudo da cidade pela importância que tem”, declara o paleontólogo. “A beleza cênica daquela gruta e de todos os seus elementos é de realmente lavar os olhos”, completa.
A gestora do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, Maria Honorina Pereira Rocha anuncia, no livro, o projeto de transformar o atrativo turístico em Parque Estadual.
Dessa forma, a Rei do Mato passará a ter igual importância à Gruta da Lapinha, parte do Parque Estadual do Sumidouro.
“Origens” é a quinta publicação de Caio Pacheco, tem o patrocínio do Sicoob Credisete e apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da gestão do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato.
Serviço
Lançamento de “Origens”
Auditório da Gruta Rei do Mato
Dia 13 de dezembro, 9h
Mín. 18° Máx. 23°