O Google inicia, a partir de 1º de dezembro, a excluir contas que estão inativas ou sem uso há mais de dois anos. De acordo com a empresa, a iniciativa parte do momento em ela decide atualizar as políticas de contas paradas. Essa seria, então, uma forma de proteger os usuários de sofrerem com spam, golpes e roubo de contas.
Ainda segundo o Google, quando os usuários ficam sem usar a conta há muito tempo é mais provável que os dados sejam comprometidos. O motivo está no fato de não ter autentificação de dois fatores configurada, além de outras verificações de segurança.
Um levantamento identificou que as contas não utilizadas têm, pelo menos, 10 vezes menos probabilidade de ter a verificação em duas etapas. Isso gera uma fragilidade maior. E quando a conta é comprometida a primeira vez, os criminosos podem utilizá-la para várias coisas.
Está incluso na exclusão todo o conteúdo de Google Workspace:
Vale destacar que a nova política é válida apenas para as contas pessoais, não afetando organizações, empresas e de escolas.
O Google informou que vai enviar notificações para as pessoas antes das contas serem excluídas. Se a pessoa tiver o interesse em mantê-la, precisa fazer algumas ações.
Ainda de acordo com a empresa, a forma mais simples de manter uma conta ativa é fazendo o login, pelo menos uma vez por semana. Também estão inclusas:
Já o Google Fotos deve acessado de forma individual já que tem políticas próprias de segurança.
Mín. 18° Máx. 21°