A temporada de chuva, iniciada em outubro, deve se intensificar neste mês de novembro, com maior ocorrência de precipitações em dias consecutivos, conforme alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, se engana quem pensa que a tendência também trará alívio para o calor. Segundo a previsão, novembro deve ser marcado por temperaturas acima da média histórica para o período.
O meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que a atuação do fenômeno atmosférico-oceânico El Niño deve provocar temperaturas acima da média histórica na capital. “Em novembro a temperatura em média diminui um pouco em relação a outubro. Mas, neste ano, como estamos sob atuação do El Niño, os termômetros vão ficar acima da média histórica para o mês”, alerta. Conforme o histórico, a média para o mês na capital é de mínimas em torno de 18,9ºC e máximas em 27,7°C.
Segundo o especialista, o calor, típico dos anos de atuação do El Niño, também influencia na ocorrência de pancadas de chuva, como ocorreram nos últimos dias de outubro e ocasionaram em precipitações acima da média. Para se ter uma ideia, a média era de 110,1 mm. Mas, há um dia para o fim do mês, BH já registra chuva acima do esperado para outubro em todas as regiões. A região Centro-Sul, por exemplo, já soma 205 mm. “O calor favorece a evaporação, que é um processo físico. Então o vapor sobe para a atmosfera, contribui para a formação de nuvens carregadas e resulta em pancadas de chuva. O mecanismo que faz esse processo é determinado de convecção”, esclarece.
Para novembro, conforme o meteorologista, a formação de pancadas de chuva deve persistir. No entanto, ele afirma que o próximo mês também deve ter dias seguidos de chuva. “Normalmente a partir de novembro até dezembro as chuvas ficam mais recorrentes e mais duradouras. Em outubro é comum pancadas, mesmo acontece em novembro, só que em número maior em mais dias consecutivos”, afirma. A média de chuva em novembro em Belo Horizonte, por exemplo, é de 226mm, valor bem superior aos 110,1 mm de outubro.
De acordo com o Claudemir Azevedo, os primeiros dias de novembro serão marcados por céu nublado com possibilidade de chuvas, principalmente no período da tarde e noite. Na próxima quarta-feira (1º de novembro), a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os termômetros devem girar entre 19°C e 30ºC.
Na quinta-feira (2 de novembro), feriado de Finados, a capital mineira deve ter dia chuvoso, com temperaturas entre 18°C e 26°C. Na sexta (3), o dia será de céu nublado com mínima de 17°C. A máxima pode chegar a 28°C.
Mín. 20° Máx. 30°