Segundo especialistas, o Brasil é um dos países em que mais são aplicados golpes digitais. Principal objetivo dos golpistas é roubar dados e as contas bancárias de suas vítimas. Três estados do Sudeste lideram o ranking.
Golpes digitais: Veja as fraudes que mais causam prejuízos e aprenda a se proteger (Imagem: FDR)
O Brasil tem sido destaque nos golpes digitais, foi o que afirmou o coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas (CiberLab,), Alesandro Barreto. O departamento que faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem trabalhado em conjunto com a polícia federal para resolver o problema.
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com maior número de fraudes; mas, elas são aplicadas em todo o país.
Em conversa com O Globo, Alexandre Barreto comentou sobre a atuação do Governo Federal no enfrentamento desse problema.
Segundo ele, o CiberLab oferece ajuda aos policiais estaduais nas operações contra fraudes na internet. O órgão atua na identificação dos golpistas.
O grande desafio desse trabalho é o grande número de golpes que surgem diariamente.
Barreto ainda afirmou que, o Governo não tem informações sobre a “exportação” de crimes virtuais; mas, que isso não é totalmente impossível. Uma vez que a internet é um meio de compartilhamento de informações.
Mesmo que para algumas pessoas seja vergonhoso admitir que caiu em um golpe, é importante reconhecer e buscar ajuda. Além disso, conhecer os principais golpes pode ser um grande meio de se proteger contra as práticas.
Veja abaixo quais são os principais golpes aplicados no Brasil atualmente:
Bem parecido com o anterior, mas, nesse caso, os golpistas fazem uma ligação para a vítima. Para dar ainda mais credibilidade eles usam as Resposta Audível (as URAs).
Essa tecnologia é utilizada nos call centers, trata-se daquelas gravações que aparecem quando ligamos para uma central de atendimento.
Os golpistas usam mensagens via SMS e aplicativos para atrair suas vítimas. No texto eles informam uma transação suspeita no cartão de crédito e disponibilizam um número 0800.
Ao ligar, a vítima acaba passando informações pessoais acreditando que está se livrando de um golpe, quando na verdade está caindo em um. Veja como não cair nesse golpe.
O nome pode ser estranho, mas, a prática tem se tornado comum. Através de um aplicativo que a vítima é orientada a baixar, os golpistas passam a ter acesso remoto ao telefone.
Geralmente as ligações ou mensagem parecem de centrais confiáveis, já que os criminosos usam prefixos telefônicos comuns a bancos, como 4003 ou 4004.
Mín. 20° Máx. 30°