Após São João del-Rei, as cidades vizinhas Tiradentes e Santa Cruz de Minas, na região do Campo das Vertentes, também suspenderam as aulas nas escolas municipais como forma de prevenção contra o contágio da bactéria Streptococcus.
O adoecimento de crianças que se queixam de dor de garganta, febre, vômito e manchas na pele tem preocupado as famílias e as Secretarias de Saúde e Educação das cidades. Três mortes de crianças de 3, 10 e 11 anos são investigadas em São João del-Rei, além de outras quatro internações. Em Tiradentes e Santa Cruz de Minas, ainda não foi divulgada nenhuma confirmação de caso.
Segundo a prefeitura de Tiradentes, a medida é uma forma de “garantir a segurança dos alunos, profissionais e comunidade”. As aulas nas escolas municipais e estaduais estão suspensas nos dias 26 e 27 de outubro (esta quinta e sexta-feira). O tempo é suficiente, segundo o Executivo, para que todas as unidades de ensino sejam desinfectadas. Assim, o retorno das aulas está marcado para segunda, 30 de outubro.
A Secretaria de Educação de Tiradentes informou que é preciso isolar as escolas durante a desinfecção porque será usado um produto químico do qual crianças não devem ter contato.
Em Santa Cruz de Minas, a prefeitura confirmou que as aulas nas escolas do ensino municipal e no Centro de Aprendizado Integral foram suspensas por tempo indeterminado. Na cidade, assim como em São João del-Rei, ainda não há posicionamento das escolas estaduais. A reportagem questionou o Governo de Minas e aguarda retorno.
Já sobre as escolas privadas, cada gestão deve buscar atender as medidas de proteção à sua maneira – ainda não há um posicionamento único das instituições.
Mín. 17° Máx. 23°