O grupo feminista “Várias Marias” divulgou em sua página do Facebook uma nota em defesa da vereadora Marli de Luquinha, segundo o grupo, atacada pelo vereador Ivson Castro, na Reunião da Câmara Municipal de Sete Lagoas, na última terça-feira (17).
O que disse Ivson Castro
No momento das comunicações pessoais o vereador Ivson Castro salientou que o projeto de sua autoria, “Semana Pela Vida”, de campanha contra o aborto, teve pedido de vistas pela vereadora Marli de Luquinha. “A senhora já pediu vistas por três vezes em protelar a votação desse projeto”, exclamou o vereador.
Segundo Ivson, a vereadora Marli estaria prejudicando o projeto de tramitar na Câmara. Ele também ressaltou que já expôs em plenário por várias vezes, que houve uma articulação para o projeto não virar lei. “Parte das feministas que apoiam a cultura da morte foram infiltradas em nosso conselho e chegaram a pedir ao presidente Caio que não colocasse esse projeto em pauta”, afirmou.
Ivson completou que todos tem o direito e o dever de se posicionar naquilo que acreditam. Em seguida criticou o posicionamento da vereadora Marli, dizendo: “Então, queria ver se a senhora que tem algum posicionamento em defender políticas de morte em favor do aborto, não sei se está sendo pressionada por algum grupo, eu queria deixar a pergunta aqui: por qual motivo a senhora está tentando adiantar esse projeto da votação do ‘Semana Pela Vida’? Será que é por influência de quem não defende a vida? Quem não quer, quem é a favor do aborto, quem é a favor da morte, eu não estou proibindo ninguém, mas eu quero simplesmente celebrar a vida e estou vendo a dificuldade desse projeto tramitar nessa casa.”
A reação do grupo feminista “Várias Marias”
Na nota publicada em sua página do Facebook, o grupo feminista “Várias Marias” afirma que a vereadora Marli de Luquinha foi atacada em plenário por um vereador que segundo o grupo, “desrespeita a luta das mulheres de Sete Lagoas diariamente com sua política extremamente machista e LGBTfóbica”.
E continua a nota: “O mesmo vereador propõe constantemente projetos que ferem a dignidade da mulher, que vão contra diretrizes do Ministério da Saúde, e que são, em sua maioria, ações que atacam os direitos sexuais e reprodutivos.
Neste mesmo projeto que o vereador defende em plenário, havia artigo CONTRA o uso de anticoncepcionais para prevenir gestações indesejadas, que só foi retirado por pressão popular.
Mente em plenário, criminaliza os corpos das mulheres, e tenta impor suas crenças pessoais em matérias que tratam de SAÚDE PÚBLICA.
Marli e sua assessoria têm enfrentado, com posicionamento firme e corajoso, as tentativas do vereador de violar nossos direitos duramente conquistados.
Estamos aqui para dizer que não toleraremos violência política contra as mulheres, e demonstrar nosso apoio e solidariedade à vereadora Marli.
Conte conosco para fazer esse enfrentamento tão importante. A proteção da vida das mulheres e meninas de Sete Lagoas merece uma atuação enérgica e vigilante.”
VEJA ABAIXO O VÍDEO COM A FALA DO VEREADOR IVSON CASTRO!
Mín. 18° Máx. 28°