Com a melhora do cenário econômico brasileiro, o comércio abrirá cerca de 110 mil vagas no último trimestre de 2023, segundo a Confederação Nacional de Comércio (CNC), e quem possui uma qualificação profissional pode sair na frente na disputa por uma vaga de emprego.
Levando essa demanda em consideração, a rede de cursos profissionalizantes Ultra Cursos, prevê um crescimento de 30% na procura por seus serviços nesta reta final deste ano. O aumento é significativo, mas não surpreendente.
Em 2022, a franquia registrou uma elevação de 20% na busca por seus cursos nos meses de outubro e novembro, período em que há uma maior demanda por profissionais para atender às vagas de final de ano, como para a Black Friday e o Natal.
Entre os cursos mais procurados estão o de Técnica de Vendas, Vitrinismo, Atendente de Farmácia, Operador de Caixa e Telemarketing. Estas áreas são consideradas fundamentais nos setores do comércio e de serviços, sendo os que mais recrutam no final do ano.
“O mercado de trabalho está aquecido, e será potencializado pela sazonalidade das demandas de final de ano. Os cursos profissionalizantes são uma excelente opção para quem quer se qualificar rapidamente e aumentar suas chances de conquistar uma vaga no mercado", enfatiza o CEO da rede Ultra Cursos, Pedro Paixão.
Segundo último estudo publicado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), quem possui algum tipo de qualificação profissional tem 48% mais chances de ingressar em um emprego.
E de acordo com uma pesquisa do Itaú Educação e Trabalho, 60% das empresas afirmam que ter feito curso profissionalizante é um diferencial para selecionar um jovem funcionário. Além disso, em 42% delas, os jovens com formação permanecem e evoluem de cargo na companhia.
Essas modalidades de ensino visam a preparação para o exercício de profissões e ajudam a reduzir a desigualdade de rendimento na sociedade, por terem opções mais acessíveis no mercado.
Mín. 16° Máx. 23°