Uma decoração especial ganhou a ala pediátrica da UPA 24 Horas de Sete Lagoas esta semana. Balões e personagens infantis dão mais alegria para crianças e familiares que chegam com dores, ferimentos ou problemas nas vias aéreas e estado febril. A decoração foi uma iniciativa da servidora técnica de Enfermagem Sildeia Aparecida Gomes em alusão ao Dia das Crianças, celebrado nesta quinta-feira, 12 de outubro.
Mais que depressa todo o corpo de médicos e a pediatra apoiaram e financiaram a ideia da colaboradora. Balões coloridos, brinquedos, desenhos nas paredes, tiras, além de personagens como Patrulha Canina, Cinderela, Frozen, entre outros, estão presentes na decoração da unidade para externar todo o incondicional carinho dos profissionais da UPA aos seus pequenos pacientes. "Essa parceria entre médicos e profissionais de Enfermagem da UPA propiciou também a reativação da brinquedoteca do setor desde janeiro de 2023", lembra o enfermeiro da unidade, Luiz Otávio.
Atualmente a UPA 24 Horas conta com dois pediatras de plantão a cada turno de trabalho, sendo esta organização fundamental para a uniformidade da assistência, sobretudo em dias de grande demanda ou com atendimento de crianças gravemente enfermas.
Somente em setembro deste ano foram realizadas mais de 476 admissões no setor de observação pediátrico da UPA, de um total de 1.904 atendimentos. Destas 476 admissões infantis, apenas 19 foram transferidas para outros hospitais. "Isso assinala uma resolução expressiva de 96,03% de resolutividade do setor, com contribuição da UPA na redução da sobrecarga de internações hospitalares", afirma o enfermeiro.
O pequeno paciente Fernando Caetano, sob o olhar atento de sua mãe Roberta Caetano, se distrai com o balão que recebeu dos profissionais. Ele aproveita para mandar um abraço para o papai Edvaldo e sua irmãzinha Letícia.
De acordo com Luiz Otávio, dado à natureza da atuação da UPA no cenário de assistência integral à saúde da criança, no escopo da Rede de Urgência de Sete Lagoas, um olhar mais dócil, carinhoso e humano se tornou elemento singular na ambiência da unidade. "Uma mínima e pura manifestação de uma criança nos faz ter certeza da mensagem enviada. Viva a pureza e inocência das nossas crianças, viva Nossa Senhora Aparecida e viva o SUS", finaliza Luiz Otávio.
Mín. 17° Máx. 23°