Os tutores dos bairros Alvorada, Planalto, JK e São Francisco que ainda não castraram seus animais têm ainda o mês de outubro para fazê-lo. Isso porque o Castramóvel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura continua na Escola Estadual Júlio César Reis Oliveira (R. Cícero, 650, bairro JK), sempre às terças e quartas de outubro, dias 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31, seguindo cronograma iniciado em 2021 e que já realizou mais de 7 mil cirurgias por meio do Castramóvel e da sala cirúrgica do CCZ.
Durante esses dias do mês o Castramóvel segue atendendo a famílias de baixa renda dos bairros Alvorada, Planalto, JK e São Francisco. Portanto, é preciso apresentar, além de documento de identidade e comprovante de endereço. São entregues 30 senhas por dia. "Ministramos uma palestra explicativa sobre o processo, os cuidados pós cirúrgicos e medicamentos recomendados. Os animais são triados e uma rápida avaliação clínica é realizada. Em seguida, são sedados e então ocorre a castração, que tem a duração de aproximadamente 15 minutos", explica a coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira.
Não passam pela triagem as cadelas com mais de 30kg ou que estejam no cio, além de fêmeas gestantes e cadelas muito obesas. Após a cirurgia, o animal fêmea deve sair do local com uma roupa cirúrgica vestida sobre o curativo para preservar os pontos. Caso o tutor não tenha, pode levar uma blusa de malha que a equipe do CCZ confecciona na hora. Já o macho deve sair com o colar Elizabetano, que o tutor deve levar de casa. A retirada dos pontos cirúrgicos é feita após 15 dias, no próprio Castramóvel.
Moradores de outros bairros devem realizar o cadastro no site da Prefeitura, disponível todo dia 15, a partir das 8h, NO LINK: http://zoonoses.setelagoas.mg.
Mín. 17° Máx. 23°