Promover a reflexão interdisciplinar sobre políticas públicas e práticas de saúde para a população LGBTQIAPN+. Esse foi o objetivo de um fórum realizado pela Prefeitura de Sete Lagoas, em parceria com o Comitê Técnico de Políticas de Promoção à Saúde e à Equidade, na última quinta-feira, 5 de outubro, que lotou o Auditório da Casa da Cultura.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes, a atual gestão se preocupa com todos os nichos, todas as pessoas, com todas as suas particularidades e necessidades. "Esta é mais uma oportunidade de nos aproximarmos da população, ouvir suas queixas e anseios, as dificuldades de acesso à saúde e também os seus cuidados. Queremos garantir o acesso pleno à saúde também desse grupo de pessoas", garantiu.
Representantes do movimento apontaram a importância da iniciativa. "É muito importante termos uma saúde mais especializada, com qualidade não somente na área hospitalar como também na questão do atendimento. Além disso, também a questão do suporte psicológico, ambulatório para cuidados relacionados a tratamento hormonal, enfim, precisamos urgentemente normalizar os cuidados às comunidades LBBTQIAPN+", cobrou a militante e comunicóloga Bárbara Dias.
"Muitas das vezes a gente recebe relatos de profissionais da saúde que ainda não sabem lidar com a comunidade. Ao receber um paciente trans, muitas vezes por falta de conhecimento acaba ocorrendo a violação dos direitos da pessoa", revela o presidente do Movimento LGBTQIAPN+ de Sete Lagoas, Fábio Paiva.
De acordo com a palestrante Jeslia Soares, as políticas públicas de saúde para essa população impactam também em toda a sociedade. "A mudança começa a partir do momento que nós implementamos na sociedade, nas instituições, na família, no contexto social. Ao abordarmos essa temática em diferentes contextos, voltamos à valorização da vida e propagamos uma melhor saúde pública para todos", diz a psicóloga e palestrante. Ao final da palestra, os participantes puderam expor situações nos atendimentos e ouvir da Secretaria Municipal de Saúde possíveis melhorias.
VEJA O VÍDEO!
Mín. 20° Máx. 30°