Mais de 1,7 mil pessoas já procuraram o governo brasileiro, até a manhã desta segunda-feira (9), com um pedido para deixar Israel e a Palestina devido ao conflito deflagrado pelo Hamas, segundo o mais recente balanço do Ministério de Relações Exteriores (MRE).
O Itamaraty informou ter recebido 1.744 solicitações, sendo a maioria de brasileiros que viajaram para Israel para turismo. Desses, 73,2% não têm cidadania israelense. O governo brasileiro montou uma operação para repatriar nacionais na área de conflito.
O MRE confirmou, no domingo (8), que um brasileiro ficou ferido e há outros três desaparecidos desde sábado. Todos estavam em um festival de música eletrônica que acontecia no deserto de Israel, a 20km da Faixa de Gaza, e foi interrompido por terroristas que chegaram atirando e lançando foguetes.
O primeiro grupo de brasileiros resgatados na área de conflito deve deixar Israel em direção ao Brasil na terça-feira (10). Eles vão embarcar no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou de Natal (RN) no domingo.
Mín. 17° Máx. 19°