A Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, nomeou, no dia 1º de setembro, pela Portaria da Casa Civil da Presidência da República nº 455, o sete-lagoano Lucas Gomes Costa de Paula para exercer o Cargo Comissionado Executivo de Coordenador-Geral de Projetos da Atenção Especializada.
O profissional iniciou sua trajetória no curso de Gestão de Serviços de Saúde em 2010. “Me graduei em 2015. Durante minha graduação, realizei pesquisas de iniciação científica durante três anos no grupo de Economia da Saúde da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Também fui estagiário na Coordenação de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde entre 2011 e 2013. Em 2013 fui convidado a trabalhar na Unimed-BH onde atuei por um ano e meio na Gerência de Promoção da Saúde. Ainda na graduação fui presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Gestão de Serviços de Saúde (2010) e em 2014 fiquei à frente da Coordenação Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFMG)”, conta Lucas Gomes.
Em 2015 ele foi aprovado no mestrado em Administração/UFMG onde pesquisou sobre os Hospitais de Pequeno Porte e sua inserção em nas Redes de Atenção à Saúde do SUS. “No ano de 2017 fui aprovado no concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Empresa pública do governo federal que faz a gestão dos hospitais universitários. Nesse sentido, atuei como gestor durante 5 anos no Hospital das Clínicas da UFMG”, completa.
“Esse ano recebi o convite para ir para Sede da EBSERH em Brasília. Após um curto período na Sede recebe o convite do Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Jr. para assumir a Coordenação-Geral de Projetos da pasta, onde estou desde então.”, finaliza.
No Ministério da Saúde ele vai coordenar uma equipe de aproximadamente 35 profissionais entre servidores, bolsistas e seletistas. Dentre as atribuições da pasta, estão:
Mín. 17° Máx. 23°