Uma música que viralizou na internet nos últimos anos, chamada de “Lagartixa Tropical”, do grupo “Exclusive os Cabides”, faz uma pergunta curiosa em relação aos dias de forte calor. “É verdade que no verão, as lagartixas tomam banho nas caixas d'água? E a gente escova os dentes, fica contente e sorri. Com sorriso lagartixa tropical”.
“Depende. Se a pessoa não limpa a caixa d’água com água sanitária e cloro com frequência, isso ocorre com certeza. As lagartixas são répteis que precisam ficar em ambientes úmidos para umidificar a pele e respirar, porque a respiração dela é pelo vapor de água e pela pele. Se não houver água, ela ressaca e morre. Então, se a pessoa não limpa a caixa d’água e deixa ela aberta, é certo que a lagartixa vai para lá. Ela sai do banheiro e vai direto para a caixa d'água”, explica a professora de Ecologia do Uni-BH, Fernanda Raggi, mestre em sustentabilidade e tecnologia ambiental.
A recomendação da professora é limpar a caixa d’água pelo menos uma vez a cada 30 dias.
A lagartixa-doméstica-tropical, da espécie Hemidactylus mabouia, é a mais encontrada nos lares brasileiros. Ela tem pequenas dimensões e pode medir até 10 centímetros, quando adulta. Não é um animal venenoso e possui alta capacidade para escalar superfícies, graças à formação especial de suas patas. E contrariando a música, as lagartixas não procuram as caixas d’água no verão, elas buscam esses locais no inverno e na primavera, quando o ar é mais seco. "No verão não, pois o ambiente está mais úmido e elas acabam ficando no banheiro mesmo”, justifica Raggi.
Mín. 18° Máx. 26°