O auditório do Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm) recebeu, na última sexta-feira, 22 de setembro, um ciclo de palestras para fortalecer a "Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação no Serviço Público Municipal". O lançamento do projeto foi coordenado pela Controladoria Geral do Município e contou com a participação de autoridades, especialistas no assunto e servidores da Prefeitura.
Todo o processo ganhou força com instrumentos normativos regulamentados pela administração municipal. Um trabalho iniciado em 2019 com ações que, acima de tudo, buscam a prevenção.
Agora, com o processo de aperfeiçoamento de normas e reforço nas orientações, setores específicos como Controladoria, Corregedoria e Ouvidoria estão ainda mais preparados para receber denúncias, apurar e definir penalizações. Tudo em busca de mais respeito e humanização no ambiente de trabalho.
“Estamos à disposição para o acolhimento de denúncias, mas o objetivo maior deste evento é a prevenção. Juntos vamos lutar por um ambiente de trabalho mais digno, justo e saudável”, destacou Fernanda Mariela Fonseca Neves, Corregedora Geral do Município.
A primeira palestra foi do Ouvidor de Assuntos Institucionais do Estado de Minas Gerais, Tiago de Oliveira Melgaço, que abordou o tema "Assédio: como identificar e prevenir essa prática".
Já Hérica das Graças Martins, mediadora judicial e privada pelo Instituto e Câmara de Mediação Aplicada – IMA, fechou o evento com a palestra "Comunicação Assertiva e Não Violenta no Ambiente de Trabalho". “Esse tema é importante porque traz à tona a necessidade de conscientização para que possamos formar equipes enriquecedoras e colaborativas”, disse.
No encerramento, os palestrantes receberam um certificado oficial da Prefeitura e também peças de artesanato doadas pelo Centro Regional de Artesanato Maria dos Anjos Macedo (Cramam).
Quem precisar denunciar ou necessitar de esclarecimentos, deve procurar a Ouvidoria Municipal (av. Coronel Altino França, 312, 5º andar, Centro – 31 37712-0108 - site: transparência.setelagoas.mg.
Mín. 20° Máx. 30°