A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur) - aderiu ao Programa do Governo de Minas, Jovens Mineiros Sustentáveis, e é destaque entre vários municípios participantes. Uma iniciativa focada na educação e conscientização de estudantes de escolas municipais.
E, nesta quinta-feira, 21 de setembro, quando é celebrado o Dia da Árvore, foi realizada uma importante etapa do projeto com o plantio do Bosque do Amanhã em uma área pública que fica entre os bairros Progresso, Várzea e Dona Dora.
O projeto é abrangente e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A pauta tem abordagem diversa em temas da área ambiental, cidadania e educação ambiental.
O programa envolve as escolas municipais Professor Vasco Damião e Dr. Enízio Antônio Viana. A parceria com o Estado agrega valor, mas também exige planejamento e dedicação de todos os envolvidos. Uma próxima etapa terá como temática o consumo consciente de energia.
Representantes do Governo de Minas prestigiaram o plantio de 100 mudas nativas do cerrado e também frutíferas. A criação do Bosque do Amanhã representa o envolvimento de uma geração de crianças com a causa ambiental. “Que satisfação participar desta fase do programa justamente no Dia da Árvore. Acompanhamos a alegria das crianças em fazer o plantio e assumir esse compromisso de mudar o futuro com um ambiente melhor na cidade. Juntos estamos mudando a realidade dessa geração e destacando a importância da preservação da natureza”, disse Breno Lasmar, diretor geral do Instituto Estadual de Floretas (IEF).
O programa Jovens Mineiros Sustentáveis já tomou conta de Minas Gerais. São 105 escolas e mais de 6.600 mil alunos envolvidos. Na pauta ambiental tão abrangente, Sete Lagoas fez e faz a lição de casa. “Em nome do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Melo, agradecemos o empenho da Prefeitura de Sete Lagoas com este projeto. Esta é uma semana especial dentro do programa e planejamos plantar 6 mil mudas. Todos estão envolvidos no maior programa de educação ambiental da história de Minas Gerais”, comentou Rodrigo Franco, subsecretário Estadual de Gestão Ambiental e Saneamento.
O local do plantio faz parte da Área de Proteção Ambiental do Córrego Matadouro e foi indicado por técnicos da Semadetur. Eles vão acompanhar o desenvolvimento das mudas e a Codesel estará no apoio cuidando da irrigação das plantas.
Mín. 18° Máx. 23°