Um paciente será indenizado pelo governo do Distrito Federal (DF) após perder um dos testículos por falta de atendimento médico em uma unidade de saúde da rede pública. O caso aconteceu há 2 anos e, na época, o homem tinha 24 anos e procurou o serviço de pronto atendimento hospitalar sentindo dor intensa, inchaço no testículo e vômitos. O governo do DF foi condenado a pagar R$ 38.550 mil em indenização.
A decisão é da 7ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) desta segunda-feira (18) que condenou o DF a indenizar o paciente por danos morais, materiais e estéticos. De acordo com o prontuário médico juntado ao processo, em 2021, o paciente procurou o Pronto Atendimento público, alegando dor intensa e inchaço no testículo e vômitos. Relata que recebeu da triagem classificação de risco “amarela”, mas não recebeu atendimento médico.
Na manhã seguinte, fez exames médicos em clínica particular onde foi diagnosticado com torção testicular tardia e recebeu classificação de risco “muito urgente”. Dois dias depois, passou por cirurgia de “orquiectomia”, o que provocou a perda do testículo direito.
Mín. 17° Máx. 23°