Na última sexta-feira, 15 de setembro, foi assinado o Termo de Cooperação entre Municípios oficializando o projeto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional (SAMU).
As solenidades contaram com as presenças de representantes do Governo de Minas, prefeitos, vereadores, servidores públicos e profissionais do serviço. A descentralização do SAMU reúne as microrregiões de Sete Lagoas e Curvelo contemplando 33 cidades e pontuando 11 bases em cidades estratégicas. A soma de esforços entre poderes municipal e estadual construiu para este projeto que será referência para o Brasil.
A implantação foi viabilizada pelo repasse de R$ 7.562.321,53, realizado em 2022 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O recurso foi destinado à primeira etapa de implantação do serviço e aquisição de 17 novas ambulâncias, sendo três Unidades de Suporte Avançado (USA), para os atendimentos de alto risco, e 14 Unidade de Suporte Básico (USB), que atendem os casos de menor complexidade.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, ressaltou que o Samu é uma das pautas mais relevantes para a atual gestão estadual, que tem como meta que 100% do estado seja coberto pelo atendimento de urgência e emergência.
Na região, dos 33 municípios, apenas Sete Lagoas contava com o serviço do Samu, atendendo cerca de 250 mil habitantes. Com o investimento e a expansão, o município passará a atender a outras cidades próximas, efetuando a mudança para uma sede maior, inaugurada na sexta-feira (15/9), o que consolida a ampliação da capacidade de atendimento.
Para atender as 33 cidades, o Samu 192 será coordenado pelas prefeituras dos dois municípios polos, Curvelo e Sete Lagoas, estratégia adotada para garantir a efetivação rápida do serviço.
MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS
Abaeté, Araçaí, Baldim, Biquinhas, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cedro do Abaeté, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Morada Nova de Minas, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompéu, Prudente de Morais, Quartel Geral, Santana de Pirapama. Augusto de Lima, Buenópolis, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Morro da Garça, Presidente Juscelino, Santo Hipólito, Três Marias e Sete Lagoas.
BASES DESCENTRALIZADAS
Abaeté, Buenópolis, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Paraopeba, Papagaios, Pompéu, Santana de Pirapama, Sete Lagoas e Três Marias.
Com informações de Agência Minas e Prefeitura de Sete Lagoas
Mín. 17° Máx. 23°