A partir de novembro, o Brasil testará a possibilidade de encurtar a semana de trabalho para apenas quatro dias. Esse modelo, já tem sido experimentado em países como o Reino Unido, Estados Unidos e Espanha.
Semana de trabalho de apenas 4 dias entra em funcionamento no Brasil; entenda seu funcionamento. (Imagem: FDR)
No Brasil a semana de trabalho de quatro dias será implementada através de uma parceria entre a consultoria Reconnect Happiness e a organização 4 Day Week Global. A ideia é que essa mudança na jornada possa melhorar a qualidade de vida dos funcionários e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade das empresas.
A fase de testes da semana de trabalho de quatro dias no Brasil aconteceu entre junho e julho. A iniciativa será detalhada em parceria com empresas, abordando metodologia e resultados esperados.
Em agosto, o cadastro de possíveis participantes começou a ser liberado, e a resposta das empresas tem sido surpreendentemente positiva desde então, com mais de 300 interessadas, desde microempresas até multinacionais.
A partir deste mês de setembro, pesquisas quantitativas serão realizadas para avaliar métricas antes da implementação. Também haverá orientações para redesenhar as jornadas de trabalho.
O piloto começa em novembro e durará três meses, com coleta de dados de desempenho. Após seis meses, os números serão reavaliados.
A proposta visa manter 100% de produtividade em 80% do tempo, indo além de simplesmente reduzir a jornada de sexta-feira.
Mín. 20° Máx. 28°