Um estudo realizado pela plataforma de vendas online OLX em parceria com a AllowMe, empresa que oferece monitoramento para segurança no ambiente digital, revelou que, em Minas, 79% das pessoas que caem em golpes digitais são homens. Além disso, os golpes também têm um recorte de idade: 65% das vítimas têm até 31 anos. A vice-presidente de produtos da OLX Brasil, Beatriz Soares, explica o porquê disso.
De acordo com Beatriz, os recortes de gênero e idade “seguem o recorte da pirâmide dos usuários de e-commerce”. Como a maioria das pessoas que compram online são, em sua maioria, homens de até 31 anos, esse também é o perfil de quem mais cai em golpes digitais.
Ao todo, as empresas identificaram 3.289 golpes aplicados em compras e vendas pela internet. Os principais são coletas de dados, representando 34%, e invasão de contas, com 24%. Dos estados brasileiros, Minas é o terceiro que mais cai em golpes. O primeiro lugar é do estado de São Paulo, seguido do Rio de Janeiro. Os mineiros são responsáveis por 9% dos golpes aplicados no Brasil, acumulando um prejuízo estimado em R$ 11,8 milhões.
A vice-presidente explica que “todos os golpes são complementares” e têm características em comum, mas é possível explicar como funciona cada um deles.
Mín. 20° Máx. 28°