O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (16/8), da cerimônia de entrega de 20 caminhões da montadora Iveco para clientes da empresa, localizada em Sete Lagoas, na região Central do estado. Acompanhado pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, Zema vistoriou a fábrica pela terceira vez e, na oportunidade, andou no “Guarani”, mais conhecido como “veículo militar blindado de combate”, produzido na montadora.
Durante a solenidade, o governador Romeu Zema destacou o compromisso do Governo do Estado com o programa de renovação de frota e citou alguns avanços que Minas Gerais já alcançou com a energia limpa e sustentável.
“Essa cerimônia é mais um passo para uma economia verde. Precisamos retirar os veículos antigos poluidores de circulação e colocarmos veículos mais modernos que têm uma emissão muito reduzida. Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a assinar o compromisso Race to Zero, que visa reduzir a emissão de gases do efeitos estuda até 2050”, disse.
Além disso, Zema enfatizou a última vez que esteve com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, na primeira exportação de lítio da história do Brasil para o exterior. O lítio que é o metal utilizado na confecção de baterias que equipam veículo elétricos.
“Minas Gerais tem se preparado para essa transição energética, nós somos hoje, disparado, o maior produtor no Brasil de energia fotovoltaica, em um dia ensolarado nós estamos aqui com meia Itaipu de energia. Isso representa muita coisa. Os lagos das represas hidroelétricas têm recuperado os níveis, pois não estão sendo demandados. O país que não tiver responsabilidade, não vai conseguir vender os produtos. No nosso caso, temos o café, a soja, o milho entre outros produtos que são vendidos diariamente”, completou.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alkmin, elogiou Minas Gerais por ter quatro montadoras e industrias importantes para a geração de emprego e renda.
“Aqui em Minas Gerais temos quatro montadoras importantes: a Case New Holland, a Iveco, a Mercedes-Benz e a Stellantis. Essas indústrias automobilísticas de veículos leves e pesados são importantes para agregar valor, gerar empregos de salários mais altos e pesquisa e desenvolvimento”, enfatizou.
O presidente da Iveco na América Latina, Márcio Querichelli, agradeceu o apoio do governador Romeu Zema e se mostrou bastante animado com o desenvolvimento de Minas Gerais para liderar esse projeto de energia mais sustentável.
“Minas Gerais tem grande potencial para liderar esse esforço, pela localização privilegiada, seja pela forte presença da siderurgia, pelos investimentos que estão em curso nesse momento. Tenho certeza que com o apoio do Governo de Minas, vamos construir um ecossistema de renovação de frota que será exemplo para o mundo”, destacou.
O prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro, destacou a importância de ter uma empresa que gera empregos para os moradores de e agradeceu Romeu Zema, que é o governador que mais visitou o município.
Programa de Renovação de Frota
O Programa de Renovação de Frota do Governo Federal estabelece um mecanismo de desconto nos preços, patrocinado pelo Governo Federal, para facilitar a compra de veículos mais sustentáveis por pessoas físicas e jurídicas.
Minas Gerais é o único estado da federação que possui uma legislação vigente para renovação de frota no país. O Programa Mineiro de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões tem como objetivo retirar de circulação os caminhões com mais de 30 anos de fabricação que deverão ser baixados no Detran-MG e destinados a reciclagem.
Para cada caminhão baixado o beneficiário terá direito a adquirir dois caminhões, sendo um zero km e outro com até dez anos de fabricação que terão direito à isenção de IPVA por até dez anos. Estão aptas a participar do programa as pessoas físicas ou jurídicas proprietárias de caminhões registrados no Detran-MG, com data de fabricação igual ou superior a 30 anos.
O Estado é responsável pela frota do transporte metropolitano. O limite de idade dos veículos metropolitanos é de 18 anos. Atualmente os ônibus têm a idade média de 11 anos.
Convite
Ainda na solenidade, o governador Romeu Zema fez cordialmente um convite para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para visitar Minas Gerais para alguns compromissos como o evento de um ano da instalação do Tribunal Regional Federal e o início das obras do Metrô da capital.
“O presidente Lula será muito bem-vindo ao nosso estado para presenciar o desenvolvimento que está acontecendo aqui”, pontuou.
Mín. 18° Máx. 22°