Segunda, 25 de Novembro de 2024
20°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Educação Universidade

Jovem que cumpria medida socioeducativa é aprovado em universidade

Adolescente descobre na sala de aula a oportunidade de recomeço e agora cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas em uma instituição de ensino de Uberlândia

20/04/2017 às 08h50
Por: Redação
Compartilhe:
Sala de aula em que jovens recebem preparação educacional pelo Governo de Minas (Foto Omar Freite/Imprensa NG)
Sala de aula em que jovens recebem preparação educacional pelo Governo de Minas (Foto Omar Freite/Imprensa NG)

Uma mudança de trajetória para o bem foi a escolha de um adolescente que cumpria medida de internação no Centro Socioeducativo de Uberlândia (Ceseu). Depois de cumprir 11 meses de medida socioeducativa por roubo a mão armada, Bruno Rezende*, de 18 anos, atravessou os portões de saída da unidade de internação e foi para a sala de aula de uma universidade.

Uma mudança de realidade que ele já cultivava há algum tempo, mostrando interesse e participação nas aulas ministradas na escola instalada dentro do centro socioeducativo.

O rompimento da trajetória infracional e o recomeço na sala de aula de uma universidade foi possível graças ao empenho do jovem, aos conselhos e ensinamentos de professores e profissionais que o acompanharam e, principalmente, à presença da família durante o cumprimento da medida do adolescente.

Aprovado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em uma instituição de ensino privada de Uberlândia, Bruno agora já frequenta a universidade e contribui com as estatísticas positivas de jovens matriculados no ensino superior. Ele foi desligado do sistema tão logo recebeu a notícia da aprovação.

Filho de pais separados, o adolescente contou com a presença tanto do pai quanto da mãe durante a internação. Ambos acreditavam na sua mudança de trajetória.

Para os profissionais que atuam nos centros socioeducativos, essa proximidade com a família é fundamental para que o adolescente sinta-se acolhido e, ao mesmo tempo, se responsabilize pelos atos cometidos. A família é, portanto, um dos eixos de atuação das diretrizes socioeducativas.

De acordo com a assistente social Raísa Vitória, que acompanhou Bruno durante o período da internação, a presença constante da família foi fundamental para que o jovem não perdesse o estímulo pelos estudos. A profissional conta que a mãe levava materiais, como livros e apostilas, e era muito presente na rotina do adolescente.

“No meu último acompanhamento com ele, abordei a questão do sofrimento da mãe, do pai e da irmã ao longo desse tempo de medida. Ele me disse chorando que se algum dia eu ouvisse alguma notícia sobre ele, seria só sobre coisas boas, para eu me orgulhar”, conta a assistente social.

Para o subsecretário de Atendimento Socioeducativo da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Danilo Emanuel Salas, a educação é uma das bases da dignidade de qualquer pessoa. “Educando ficamos mais próximos de um ser humano justo, perfeito e feliz”, diz o subsecretário, que é responsável pela gestão de 24 unidades socioeducativas em todo o estado.

A escola no socioeducativo

Os cerca de 2 mil adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades de Minas Gerais estudam de acordo com as novas diretrizes pedagógicas pensadas exclusivamente para este grupo de jovens que se encontra privado de liberdade.

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) busca reduzir a distorção idade/ano escolar, que atinge quase 100% dos adolescentes que chegam às unidades socioeducativas com a implantação do programa curricular Aceleração do Socioeducativo.

Aproximadamente 20% dos adolescentes que dão entrada no sistema socioeducativo apresentam média de quatro anos de distorção entre a idade e ano em que se encontram matriculados.

Além disso, quando estes adolescentes chegam para o cumprimento das medidas, geralmente não possuem vínculo com a escola e encontram-se evadidos. Portanto, um dos maiores desafios da educação destes jovens é justamente diminuir essa distorção idade/ano escolar e, consequentemente, a defasagem do conhecimento.

Este ano os adolescentes em cumprimento de internação provisória passaram a ser efetivamente matriculados no sistema da Secretaria de Educação, o que não acontecia anteriormente.

Até 2016, os adolescentes provisórios – que são aqueles que cometeram atos infracionais e aguardam sentença nas unidades socioeducativas – recebiam atendimento educacional, mas não eram matriculados.

A partir deste ano eles já entram no sistema educativo como estudantes formais, matriculados, e trabalham em projetos curtos de aprendizagem, independente do período da internação provisória. 

Para isso, a nova diretriz do currículo da Aceleração do Socioeducativo propõe trabalho interdisciplinar com metodologia específica para o atendimento das características do adolescente privado de liberdade, mais flexível e com foco nas necessidades de aprendizagem deste jovem.

Nova metodologia

A ideia desta nova metodologia é que a escola fique muito mais próxima deste adolescente e que ele possa cursar no período letivo de um ano mais de uma série.

No geral, o que diferencia é que estes alunos terão um monitoramento mais frequente da aprendizagem, permitindo a correção de insatisfações e desmotivações, além da aceleração da aplicação dos conteúdos.

Este acompanhamento é fundamental para que o adolescente crie um vínculo com a escola e se sinta todo o tempo motivado, para que em eventual desligamento, continue frequentando a escola do lado de fora da unidade socioeducativa.

*Nome fictício para preservar o jovem

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 09h09 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

Ter 28°C 16°C
Qua 29°C 19°C
Qui 30°C 19°C
Sex 30°C 21°C
Sáb 22°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio