A Polícia Militar de Minas Gerais recebe 891 trotes por dia em 2023. Em um recorte mais amplo, o montante chega a 160 mil ligações falsas nos seis primeiros meses deste ano, o que dá uma média de uma comunicação falsa a quase cada dois minutos. Já em 2022, foram mais de 380 mil trotes. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).
Ainda segundo levantamento solicitado pela Itatiaia junto à Sejusp, os números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Disque Denúncia da Polícia Civil) são os principais alvos de ligações com denúncias falsas.
Chefe da Sala de Imprensa da Polícia Militar, o tenente Lucas Coutinho alerta para os prejuízos causados por esses trotes.
"Cada acionamento falso da PM deixa de resguardar a sociedade em termos de segurança pública. Imagine acionar a polícia com uma ocorrência de urgência verdadeira, e o atendente pedir para aguardar uma viatura que se deslocou para uma história falsa. Esse é o prejuízo de tempo para a PM e de segurança para quem necessita do nosso trabalho. É um prejuízo incalculável", completa o tenente.
As autoridades orientam que os números de atendimento da polícia devem ser acionados em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. São ligações gratuitas que cobrem todo o território nacional. Ao receber um chamado, os policiais militares fazem uma breve filtragem dos relatos, para avaliar as situações que precisam de pronta intervenção.
Mín. 16° Máx. 28°