Os reflexos positivos da MP 1.175/23, que barateou carros de até R$ 120 mil no país com subsídios ficais, foram fortemente percebidos na última semana de junho, quando a média diária de vendas foi mais que o dobro da média diária do ano antes do benefício, segundo informações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Entre 26 e 30 de junho, foram vendidos 16,2 mil automóveis por dia no país, 138% a mais do que a média diária entre 1º e 25 de junho. Com relação à média diária de janeiro a maio de 2023, a alta foi de 100% (o dobro dos emplacamentos diários).
Os dados gerais foram apresentados pela Anfavea na sexta-feira (7) e as informações da média diária de vendas foram antecipadas por O Tempo nesta quarta-feira (12). A alta nas vendas na última semana de junho, alavancada pela MP e também pelas promoções adicionais aplicadas pelas montadoras e rede de concessionárias, fez os estoques gerais de automóveis nas revendas e nas fábricas caíram de 251,7 mil em maio para 223,6 mil no fim de junho. Em relação a dias, a queda foi de 40 dias de estoque para 35 dias.
Segundo a Anfavea, em relatório divulgado na última sexta-feira, a MP fez de junho o segundo melhor mês do ano em vendas e permite a entidade a projetar um julho com emplacamentos muito acima da média, já que cerca de 79 mil veículos com bônus de desconto foram repassados às concessionárias, mas ainda não emplacados e ou faturados. As vendas totais em junho foram de 190 mil unidades, 7,3% a mais do que em maio. O melhor mês de vendas no ano foi em março, com 199 mil unidades negociadas.
Mín. 18° Máx. 24°