O Governo de Minas lança nesta quarta-feira (5/7), Dia da Gastronomia Mineira, o projeto Cozinha Mineira Patrimônio. O projeto tem como objetivo proteger, fomentar e promover os ingredientes, saberes e práticas que constituem a cultura alimentar mineira.
A iniciativa - realizada por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) - será apresentada oficialmente no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a partir das 11h30.
O anúncio será feito após a reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep), em que será deliberado o Registro dos Sistemas Culinários da Cozinha Mineira – O Milho e a Mandioca, candidato a patrimônio cultural imaterial do estado de Minas Gerais.
No encontro, haverá demonstração de pratos típicos da cozinha mineira, como costelinha de porco com torinhas de milho e ora-pro-nobis, exposição de quitandas feitas pela Comunidade Quilombola dos Arturos, e degustação de pão de queijo e queijos mineiros artesanais.
Mín. 18° Máx. 28°