A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ampliou temporariamente o público alvo para as vacinas meningocócia C e ACWY, ambas contra a meningite, até o dia 31 de julho ou até a disponibilidade de doses da vacina nos municípios. Conforme a pasta anunciou nesta sexta-feira (23), para melhor aproveitamento e oferta dos imunizantes, o objetivo é prevenir casos graves e óbitos pela doença no Estado.
A vacina meningocócica ACWY protege contra quatro sorogrupos da doença, os tipos A, C, W, Y, e já é normalmente disponibilizada na rotina do Calendário Nacional de Vacinação para os adolescentes de 11 a 14 anos de idade. Com a ampliação temporária, a aplicação da ACWY foi estendida aos seguintes grupos:
Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, a ampliação é importante pois possibilita a proteção de mais pessoas contra a meningite. “A vacinação é uma das principais estratégias de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras, eficazes e estão disponibilizadas de forma gratuita nas unidades de saúde. A população deve procurar uma unidade de saúde e colocar o cartão de vacinação em dia”, reforça Josianne.
Público a ser imunizado
Mais informações quanto aos critérios de vacinação, clique aqui.
Mín. 16° Máx. 23°