Quase 400 mil casos suspeitos de dengue já foram registrados neste ano em Minas Gerais. O dado é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que ainda contabiliza 122 mortes pela doença e investiga outras 131.
Segundo o último levantamento atualizado, a cidade que acumula o maior número de óbitos pela dengue é Uberlândia com nove confirmações. Em seguida, estão: São Sebastião do Paraiso (8), Passos (7) e Patos de Minas (7).
Na última sexta-feira, Belo Horizonte confirmou mais uma morte, totalizando oito em 2023. O número ainda não foi contabilizado pela SES-MG, que divulgará novo boletim na próxima terça (27). Neste ano, foram confirmados 8.004 diagnósticos de dengue na capital. Ainda há 10.914 casos aguardando o resultado dos exames.
Apesar da frequência com que são registrados os surtos da doença, e o fato de muita gente a encarar como uma enfermidade simples, a dengue pode evoluir para formas mais graves. Pensando nisso, a reportagem conversou com o médico infectologista e presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano.
Quando procurar um médico
Febre alta, dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. “Esses são sintomas iniciais, mas importantes para procurar um primeiro atendimento”, disse o especialista.
Mín. 16° Máx. 23°